AO VIVO

Estereosom

ouvir assistir

Educadora

ouvir assistir

Mauricio de Souza escala turma de Mônica para divulgar versão infantil do Salão Internacional de Humor de Piracicaba

Tuesday, 09 de may de 2017 08:06
Cartunista assina cartaz oficial do evento que ocorre no mês de agosto na cidade.

Os cartunistas Luís Gê e Mauricio de Souza assinam os cartazes oficiais do 44º São Internacional de Humor e do 15º Salãozinho de Humor de Piracicaba (SP), que neste ano acontecem entre os dias 26 de agosto e 12 de outubro, no Parque do Engenho Central.

No trabalho do cartunista Luis Gê para o Salão de Humor, objetos reais comuns aos artistas gráficos, como lápis, giz de cera, canetas, tintas e outros elementos estão dispostos de forma a mostrar um rosto fazendo um largo sorriso. É a primeira vez que um cartaz do Salão é produzido com essa técnica, que dispensa traços e cores aplicados de forma manual ou por ferramentas digitais.

Já o cartaz do 15º Salãozinho de Humor, feito por Mauricio de Sousa, mostra Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão e Marina num arco-íris, numa proposta que dialoga com gerações, do presente e do passado, que cresceram com os personagens assinados por Mauricio. É a primeira vez que o desenhista participa de uma ação ligada ao Salão de Humor de Piracicaba.

As inscrições de trabalhos para o 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba seguem até 17 de julho e para o 15º o Salãozinho de Humor até o dia 23 de junho.

Tradição


O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante o período de ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. Atualmente, o evento é um dos mais conhecidos encontros de humor gráfico no Brasil e no exterior.

Já o Salãozinho de Humor de Piracicaba aconteceu pela primeira vez no ano de 2002, proposto na 30ª edição do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O evento também é organizado aos moldes de um concurso, neste caso exclusivo ao público estudantil. Entre vários objetivos está o de incentivar o jovem a conhecer e produzir humor gráfico.